13.Outubro.2021

Professor da UFCSPA será jurado do Buenos Aires International Olive Oil Competition

Professor da UFCSPA será jurado do Buenos Aires International Olive Oil Competition
O professor e parceiro do Instituto Brasileiro de Olivicultura (IBRAOLIVA) na montagem de painel sensorial de azeites, Juliano Garavaglia (à direita na foto), é um dos jurados convidados para o Buenos Aires International Olive Oil Competition (BAIOOC).
 
O concurso, que será realizado de 23 a 27 de novembro, é o primeiro concurso da cidade de Buenos Aires e pretende trazer à tona um cenário multicultural, moderno e inovador, reunindo amostras de azeites do mundo todo. 
 
Os especialistas em azeites provam e pontuam as amostras enviadas por produtores de todo o mundo. Os prémios serão atribuídos de acordo com a qualidade sensorial dos azeites, nas categorias BAIOOC Gold, BAIOOC Silver, BAIOOC Bronze, além do BAIOOC Best of the Best.
 
No corpo de jurados, experts em análises sensoriais de todo o mundo, como Espanha, Itália, Chile, Holanda, Peru e Argentina, além do professor Juliano representando o Brasil. Juliano Garavaglia é professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no Departamento de Nutrição e chefe do Painel Sensorial de Azeite de Oliva UFCSPA-MAPA/LFDA-RS, onde desenvolve projetos para identificar características sensoriais de cada variedade de azeitona. 
 
O objetivo é que o BAIOOC se transforme em uma festa do azeite extravirgem na Cidade de Buenos Aires, trazendo conversas com personalidades do setor olivícola e do círculo gastronômico da cidade, que é um dos centros econômicos mais importantes da América Latina. Para o professor Juliano, participar do evento significa reconhecimento pela sua dedicação ao trabalho com o azeite. 
 
"Vejo com muita importância essa participação, principalmente pelo reconhecimento do trabalho como avaliador sensorial de azeite de oliva e o contato com diferentes amostras produzidas em vários países, além da troca de experiências com outros avaliadores que irão compor o júri e o ganho de experiência como avaliador de azeites", destaca o professor, que já atuou em outros concursos como o Sudoliva e Brazil IOOC.
 
 Em agosto deste ano, Ibraoliva e UFSCPA firmaram parceria para análise sensorial de azeite
 
O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), através do Presidente Renato Fernandes (à esquerda na foto), entregou na primeira quinzena de agosto, um lote de garrafas de azeites extravirgens à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A ação se deveu a uma parceria firmada entre as entidades para estabelecer o desenvolvimento de um painel sensorial. No painel, realizado de forma online, os avaliadores recebem as amostras individualizadas de azeites para analisar os atributos ou defeitos nos azeites extravirgens. O projeto do painel sensorial, sob coordenação do professor Juliano Garavaglia, doutor em biologia celular e molecular, vai beneficiar os consumidores do azeite nacional, que passa por um exigente teste de qualidade. 

Texto e Foto: AgroUrbano Comunicação
Fone/Whats: (51) 99165 0244

Gestão de conteúdo e Mídias Sociais: 
Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)
Fone/Whats: +351 938106459

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.