15.Outubro.2021

Ibraoliva marca presença no 2º Encontro Técnico da Cultura da Oliveira em Canguçu

Ibraoliva marca presença no 2º Encontro Técnico da Cultura da Oliveira em Canguçu
Começou nesta sexta-feira (14) e vai até sábado (16), o 2º Encontro Técnico da Cultura da Oliveira, que acontece em Canguçu (RS). Os temas centrais do encontro estão voltados para os eixos do turismo e da produção de oliveiras com painéis técnicos e atividades de campo.
 
O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Canguçu, Associação da Indústria Comércio, Serviços e Agropecuária de Canguçu – ACICAN, através do Núcleo de Turismo e EMATER, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Canguçu, Programa de Desenvolvimento Econômico Local – PRODEL Canguçu e IBRAOLIVA, além dos empreendimentos turísticos integrantes do Roteiro Olivais da Serra dos Tapes. 
 
O intuito do Encontro Técnico é incentivar e promover em Canguçu a olivicultura, através da união de toda a cadeia produtiva da olivicultura e da agricultura local, além de prover importantes informações técnicas e possibilitar relacionamentos e apresentações que conduzam os interessados a iniciar ou melhorar o processo de plantio desta cultura.
 
No eixo do turismo, técnicos e integrantes do trade turístico local e regional, devem atuar com o tema do turismo e sua integração com a pauta da produção de oliveiras. O propósito é contribuir para o fortalecimento das atividades integradas da agricultura e do turismo e a criação de um novo produto regional com uma Rota Turística.
 
O presidente Renato Fernandes, que esteve no evento representando o Ibraoliva, lembrou o avanço da olivicultura no estado do Rio Grande do Sul, mas salientou que o avanço se dá com qualidade.
 
"Hoje o Rio Grande do Sul conta com cerca de 7 mil hectares plantados. Tivemos em 2019 uma safra com 240 mil litros de azeite de oliva. Depois uma queda na safra seguinte. E agora retornamos, na última safra, com 202 mil litros. A cada momento o RS avança no plantio de oliveiras, mas avança com qualidade. Avança numa condição de azeite premium, classificado sempre entre os melhores azeites do mundo. Nos últimos dois anos foram mais de 300 premiações.
 
O presidente complementou a sua fala colocando o Ibraoliva à inteira disposição dos produtores que necessitarem do apoio do Instituto.
 
"A nossa função é estar junto das entidades, junto dos órgãos públicos, com a própria Secretaria da Agricultura do estado do RS, com o Governo Federal, para buscarmos um amadurecimento desta cultura,  Ainda em novembro estaremos reunidos com a ministra da Agricultura. A partir dos anseios e das demandas do setor, juntos teremos mais representatividade. Esta é a função do Instituto: estarmos juntos, estarmos pertos, para chegamos mais rápido onde queremos, que é uma olivicultura forte, sustentável e de qualidade", finalizou. 
 
Texto: AgroUrbano Comunicação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
 
Gestão de conteúdo e Mídias Sociais: 
Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)
Fone/Whats: +351 938106459
 
 
 
 
 

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.