06.Maio.2022

Caçapava do Sul, berço da olivicultura no RS, vai promover primeira edição da Festa do Azeite de Oliva

Caçapava do Sul, berço da olivicultura no RS, vai promover primeira edição da Festa do Azeite de Oliva

Evento terá duração de três dias, é gratuito e conta com apoio do Ibraoliva

A cidade de Caçapava do Sul, situada na região da Campanha do estado do Rio Grande do Sul, vai promover uma verdadeira imersão na cultura que envolve o azeite. A 1ª Festa do Azeite de Oliva do município ocorrerá no Largo Farroupilha, entre os dias 27 e 29 de maio de 2022.

O evento, que conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), tem entrada gratuita e, de acordo com a comissão organizadora, deverá receber mais de 10 mil pessoas durante os três dias de realização.

Entre as atrações musicais haverá bandas locais com artistas gaúchos e show de âmbito nacional. O público ainda poderá desfrutar de teatro infantil, artesanato, praça de gastronomia, degustação de azeites e workshops gastronômicos e temáticos, com foco na olivicultura e no olivoturismo.

O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, que há seis anos atua na olivicultura em Caçapava do Sul, acredita que o evento tem tudo para se firmar na agenda cultural do estado.

“O município de Caçapava do Sul é o berço da olivicultura no Rio Grande do Sul. Foi aqui que se iniciou o plantio dos primeiros olivais. Tenho certeza de que será uma grande festa para o setor e para as pessoas da região”, afirmou!

Cerca de 75% da área de olivais no Brasil estão em solo gaúcho. O presidente também destaca a importância de difundir ainda mais esta produção, para o bem do consumidor.  

“A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor", destacou.

Berço da olivicultura gaúcha

O projeto, que agora culmina com a realização da 1ª Festa do Azeite de Oliva, foi idealizado pelos produtores locais, Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul e tem como objetivo fomentar e popularizar ainda mais este produto fundamental para a economia regional e nacional.

O município de Caçapava do Sul é considerado o berço da olivicultura gaúcha por ter iniciado o plantio dos primeiros olivais. Atualmente, o município é detentor de cinco das 40 marcas existentes no estado do Rio Grande do Sul.

A produção de azeite de oliva da região já foi premiada em âmbito internacional nos principais concursos de azeite de oliva pelo mundo. Agora, o fortalecimento desta cadeia produtiva será celebrado numa grande festa, que vai durar três dias.

A 1ª Festa do Azeite de Oliva de Caçapava do Sul tem Fernando Marques como diretor e produtor executivo; Ignácio Lemos como coordenador geral e João Timotheo Esmerio Machado como coordenador artístico.

A programação completa poderá ser vista nas redes sociais do evento (@festadoazeitedeoliva)

 

Sobre o IBRAOLIVA

Site: www.ibraoliva.com.br

Facebook: institutoibraoliva

Insta: ibra.oliva

 

Texto: Luciano Gasparini Morais

Jornalista DRT/RS 14.608

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.