09.Maio.2022

Porto Alegre vai sediar o Olivas no Cais, evento de imersão à cultura do azeite de oliva

Porto Alegre vai sediar o Olivas no Cais, evento de imersão à cultura do azeite de oliva

Durante cinco dias, o Cais Embarcadero vai ser palco de feira, palestras, jantares, degustação e venda de azeites

Entre os dias 18 e 22 de maio, a capital gaúcha vai sediar uma grande iniciativa dedicada à olivicultura gaúcha. É o Olivas no Cais, um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com o Cais Embarcadero, local das atividades, situado no Centro Histórico de Porto Alegre. A cerimônia de abertura ocorre a partir das 12 horas do dia 19.

Durante o evento, o público poderá participar de palestras, tendo o consumo do azeite de oliva extravirgem como tema central, desfrutar de jantares especialmente preparados por chefs estrelados, assistir à analise sensorial que vai qualificar os azeites elegíveis ao Selo Ibraoliva Produtos Premium RS e, ainda, adquirir azeites gaúchos de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente em conceituados concursos pelo mundo afora.

O evento surge para coroar o atual momento da olivicultura gaúcha e nacional, que vem em franca expansão, com crescimento exponencial ano a ano. A colheita da safra de 2022, por exemplo, ainda não tem números definitivos, mas de acordo com a expectativa do Ibraoliva e dos produtores deve extrapolar a produção recorde de 2021, que atingiu a marca de 202 mil litros de azeite de oliva extravirgem.

Feira para venda de azeites

O Olivas no Cais vai proporcionar aos visitantes que possam levar para casa o que há de melhor em termos de azeite de oliva extravirgem. Através da venda direta pelo produtor, 28 rótulos estarão à disposição do consumidor. Todos os produtores, na sua totalidade gaúchos, disponibilizarão azeites extremamente novos, produzidos com olivas extraídas recentemente, na safra 2022.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor de azeite de oliva extravirgem do Brasil. Cerca de 75% da produção nacional está concentrada em solo gaúcho. Muitos rótulos que estarão presentes na feira já foram premiados nas principais competições de azeite extravirgem do mundo como na italiana EVO International Olive Oil Contest, na NYIOOC World Olive Oil Competition, nos Estados Unidos, e na Terraolivo, em Israel.

Quando: 19 a 22/05 (quinta a domingo), das 12h às 22h.

Onde: Gramado Central do Cais Embarcadero.

Quanto: Acesso gratuito à Feira.

_______________________________________________________________________________________

Jantares

Nas noites de 19 e 20 de maio acontecerão os tão esperados encontros da culinária com a arte do azeite. Os jantares serão preparados por chefs de cozinha estrelados, proporcionando aromas e sabores especiais, com protagonismo para o azeite de oliva extravirgem gaúcho.

Quando: 19 e 20/05 (quinta e sexta-feira), a partir das 20 horas.

Onde: Espaço Multiverso Experience, com projeções de imagens de pomares e etapas da industrialização do azeite.

Cardápios:      

19/05 (quinta-feira):  

Entrada – Néctar de pupunha (Chef Neka Menna Barreto);

Prato Principal – Costela na panela e polenta defumada (Chef Willem Vandeven);

Sobremesa – Bavaroise de doce de leite (Chef Mamadou Sène).

20/05 (sexta-feira):

Entrada – Tartare de tomate defumado, molho gribiche e taco nixtamalizado (Chef Rodrigo Bellora);

Prato Principal – Bacalhau e azeite (Chef Marcos Livi);

Sobremesa – Pavlova com chantilly de oliva e frutas vermelhas (Chef Tati Forster).

Quanto: R$ 370,00 por pessoa.

Mais informações e aquisição de convites podem ser obtidas através do WhatsApp (51) 993447947, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

_______________________________________________________________________________________

Ação Beneficente

Ao adquirir convites para os jantares do Olivas no Cais, além de usufruir de um momento muito especial da gastronomia regional e nacional, o público contribuirá com um dos projetos sociais mais bem-sucedidos da capital gaúcha, o WimBelemDon.

Parte da renda arrecadada com a venda dos convites será revertida para o projeto. Com esta iniciativa, o Instituto Brasileiro de Olivicultura visa envolver a sociedade numa importante ação social e fomentar o apoio a crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade.

O projeto WimBelemDon

O WimBelemDon é um projeto social criado no ano de 2000 e, ao utilizar o tênis como principal ferramenta de atração e fidelização, tem como objetivo promover transformação social em crianças e adolescentes. A iniciativa atende jovens entre seis e 18 anos, na região do extremo sul de Porto Alegre (RS), uma das mais vulneráveis da cidade. 

O WimBelemDon oferece uma série de atividades culturais, pedagógicas e socio emocionais, dentro de um espaço de proteção que também disponibiliza duas refeições (almoço e lanche) diariamente. Dentre as oficinas oferecidas há cinema, artes, laboratório de aprendizagem, alfabetização, língua estrangeira, yoga, meditação e grupos de psicologia.

Para conhecer mais sobre esta iniciativa que vem se consolidando fortemente entre as principais causas sociais de Porto Alegre, acesse ao site do WimBelemDon.

_______________________________________________________________________________________

Selo Ibraoliva Produtos Premium RS – Origem e Qualidade

O selo tem o objetivo de reconhecer os azeites de oliva extravirgem gaúchos que atendam a critérios de origem e qualidade estipulados pelo Regulamento do Reconhecimento Ibraoliva Produtos Premium RS. A iniciativa foi fomentada pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura e é coordenada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul (SICT).

Durante o evento acontecerá a análise sensorial dos azeites extravirgem gaúchos, que contará com a participação de 10 renomados especialistas em azeites do país e selecionará os rótulos aptos a receber o selo Ibraoliva Produtos Premium RS – Origem e Qualidade. O anúncio dos agraciados será feito em jantar beneficente a ser realizado durante o evento.

Quando: Análise sensorial: 18/05 (quarta-feira), das 9h às 19h e 19/05 (quinta-feira), das 9h às 13h; Divulgação dos qualificados: 19/05 (quinta-feira), durante o jantar beneficente.

Onde: Análise sensorial (Espaço envidraçado da Sole Pizzeria Del Porto); Premiação (Jantar beneficente, espaço Multiverso Experience).

Quanto: Acesso gratuito à Análise Sensorial. Para o evento de divulgação dos qualificados é necessário adquirir convite para o jantar.

_______________________________________________________________________________________

Palestras

Com o intuito de difundir a cultura do azeite e ampliar o leque de atrações do Olivas do Cais, a organização do evento promoverá um ciclo de seis palestas com acesso gratuito ao público visitante. Os encontros serão ministrados por especialistas em azeite, conceituadíssimos profissionais da área da saúde e renomados chefs de cozinha.

Quando: 19/05 e 20/05 (quinta e sexta-feira), em três horários (11h, 14h e 16h).

Onde: Domo do espaço Multiverso Experience, no Cais Embarcadero.

Temas e Palestrantes:

19/05 (quinta-feira):  

11h – Produção do Azeite Extravirgem (mestres lagareiros Emanuel Costa e André Goelzer);

14h – Conhecendo e consumindo o azeite de oliva extravirgem (azeitólogos Marcelo Scofano, Sandro Marques e Isabel Kasper Machado);

16h – Medicina e Saudabilidade (médicos Fernando Lucchese e Antonio Kalil).

20/05 (sexta-feira):    

11h – Fomento à Olivicultura (César Cardozo - Superintendente Comercial do Badesul Desenvolvimento e Janir Damiani - Superintendente Executivo do Banrisul) – Entrada franca

14h – Azeite extravirgem na preparação de pratos. A magia dos alimentos (Chefs Marcos Livi e Willem Vandeven);

16h – Olivoturismo (André Bertolucci e Chania Chagas).

Quanto: Entrada gratuita para a palestra Fomento à Olivicultura (11h de sexta-feira, 20/05). As cinco demais palestras sob passaporte ao custo de R$150,00 (pacote para as cinco palestras).

_______________________________________________________________________________________

Fomento ao setor olivícola

Com o intuito de prestar consultoria aos produtores, num setor que está em franca expansão no Rio Grande do Sul e no Brasil, o evento contará com a presença de instituições fortemente ligadas ao fomento do desenvolvimento econômico e social do estado:

Badesul – Agência de fomento que busca promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, oferecendo consultorias e um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, de empresas privadas e de produtores rurais.

Banrisul – O Banco do Estado do Rio Grande do Sul é uma instituição financeira que atua como instrumento de execução da política econômico-financeira do estado, que também pode oferecer linhas de financiamento para o desenvolvimento econômico da cadeira da olivícola.

Fecomércio-RS – A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, que atuam nas mais diversas cadeias produtivas da economia e compõem 53,0% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento.

Banca 43 – Localizada no Mercado Público de Porto Alegre, tornou-se um empório gourmet que conta com mais de duas mil opções em produtos naturais, entre eles o azeite de oliva extravirgem, podendo ser um importante aliado dos produtores na comercialização dos seus produtos.

_______________________________________________________________________________________

Sobre o Ibraoliva

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) é uma associação que reúne toda a cadeia oleícola do Brasil. Foi criado para unir os olivicultores brasileiros e demais atores do setor, com a finalidade de promover o desenvolvimento, o fortalecimento e a competitividade da olivicultura no Brasil.

É uma entidade sem fins econômicos, constituída por pessoas físicas e jurídicas ligadas à cadeia produtiva da olivicultura em todo o Brasil, que se dediquem ao cultivo de oliveiras, mudas, produção e industrialização de azeitonas, azeites e subprodutos da olivicultura.

_______________________________________________________________________________________

Cais Embarcadero

O Cais Embarcadero é, atualmente, um dos principais pontos de gastronomia e entretenimento de Porto Alegre. Está situado no centro histórico da Capital, próximo à Usina do Gasômetro, onde a orla foi totalmente revitalizada. O espaço oferece opção variada de bares, restaurantes e áreas de lazer, tendo o pôr-do-sol do Guaíba, ex-libris da capital dos gaúchos, como uma das atrações principais.

_______________________________________________________________________________________

Texto: Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)

Contato: +351 938 106 459 (WhatsApp)

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.