10.Outubro.2019

Ibraoliva prepara mapeamento da cultura no estado

Ibraoliva prepara mapeamento da cultura no estado

O Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva) prepara um mapeamento da área plantada e produtiva de oliveiras no estado. O levantamento vai auxiliar a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) a conter os danos pela deriva na utilização inadequada do 2,4-D. Esse foi um dos assuntos da última reunião da Câmara Setorial da Olivicultura, realizada na quinta-feira (10) na sede da Seapdr, em Porto Alegre.

O chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Rafael Friedrich de Lima, explicou o conteúdo das quatro Instruções Normativas publicadas pela Secretaria para regular o uso do agrotóxico, como a instituição de cadastro de aplicadores, de culturas sensíveis e regularização da venda orientada destes produtos.

De acordo com o coordenador da Câmara Setorial, Paulo Lipp, conhecer os detalhes das ações tomadas a respeito da deriva de 2,4-D era uma demanda dos olivicultores, uma vez que esta foi uma das culturas atingidas pela deriva do produto em 2018.

Outra pauta tratou das pesquisas realizadas no setor. Foi apresentado um Projeto de Pesquisa e Estratégias para a viabilização da olivicultura na Região Sul do Brasil, através do professor Gustavo Brunetto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),

Composto por seis subprojetos, o objetivo é investigar aspectos sobre o solo, cultivares, práticas de manejo e adubação, manejo de floração, controle de pragas e doenças e qualidade da oliva e de azeites. “São mais de 50 profissionais de diversas instituições, como a Secretaria, UFSM, Unipampa (Universidade Federal do Pampa), IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), entre outras, para potencializar e qualificar a produção”, destacou Brunetto.

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.