18.Dezembro.2020

Secretaria Estadual de Turismo recebe proposta para divulgação nacional do Rio Grande do Sul

Secretaria Estadual de Turismo recebe proposta para divulgação nacional do Rio Grande do Sul

Ibraoliva aposta no crescimento do olivoturismo


Foi protocolado no início da tarde desta sexta-feira, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, projeto que reivindica apoio institucional para a divulgação do turismo do Rio Grande do Sul a nível nacional. Participaram da reunião de apresentação da proposta ao secretário Rodrigo Lorenzoni, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, prefeitos e empresários do setor vinícola da Região da Campanha. Renato Fernandes, vice-presidente do Instituto Brasileiro da Olivicultura (IBRAOLIVA), representou a entidade.

“Arregimentamos forças para reivindicar apoio à divulgação do Rio Grande do Sul. Queremos mostrar além dos lugares mais visitados como Gramado, Bento Gonçalves e São Francisco de Paula. O Brasil vai gostar de conhecer também a linguagem genuína do gaúcho do campo, os olivais, gado e vinhedos da campanha ou as Missões. Cidades como Pelotas e Bagé ficam desprivilegiadas, mas também têm muito a mostrar. O nosso interesse é que eles olhem pra todos nós”, explica Fernandes.

Lorenzoni apresentou duas formas de viabilizar recursos: a primeira por meio de agendas junto aos bancos públicos do Estado (BRDE, Badesul e Banrisul), e a segunda apresentando o tema na primeira reunião do Conselho Estadual do Turismo (Conetur). “É papel da Sedetur incentivar e apoiar o turismo em todos os segmentos. Por isso, estamos dispostos em colaborar , dentro do possível, para que esse projeto seja executado”, destacou o secretário. “O importante é mantermos esse canal de diálogo aberto e pensarmos sempre no desenvolvimento turístico do nosso Rio Grande”.

Para o Presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, o turismo regional terá um papel essencial para a retomada do setor no período pós-pandemia. “Num primeiro momento, as pessoas deverão viajar mais para destinos próximos de suas casas. Por isso, é fundamental incentivar as rotas regionais gaúchas, que são diversificadas e repletas de atrativos para turistas daqui e de fora”, afirma. A receptividade foi considerada positiva. “Fomos muito bem recebidos e estamos otimistas”, resume o empresário do setor da olivicultura.  


O projeto Viajando Pelo Brasil pretende apresentar, no primeiro semestre de 2021, no canal TV Brasil, em rede nacional, 30 episódios com opções de roteiros de viagens que podem ser feitas também por via rodoviária. O olivoturismo está entre as propostas. “A gente está dando os primeiros passos e a tendência é de crescimento. Algumas propriedades oferecem visitas, já temos pousada também e novos empreendimentos abrirão as portas em 2021. O Ibraoliva acredita que o turismo pode ser uma segunda opção de renda para o olivicultor. Temos ótimos exemplos nas regiões do Douro e do Alentejo em Portugal, em Buenos Aires e próximos a Montevideu, onde existe estrutura turística permanente. Quanta gente deixa de conhecer os olivais do nosso estado para ver de perto a produção em Mendoza, por exemplo. Temos que enxergar as possibilidades, que já existem, e claro, investir nesse turismo rural”, aposta o dirigente.

Um ponto de partida é a Rota das Oliveiras, projeto de lei de autoria do atual presidente do legislativo estadual, deputado Ernani Polo, sancionado em 2019. O roteiro reúne os municípios produtores de azeitonas e azeite de oliva. O vice-presidente do Ibraoliva acredita que, havendo uma estrutura turística adequada, o sucesso será uma consequência natural. “O turismo, para mim, é como se fosse uma corrida do ouro, quando percebem que há uma possibilidade de melhora, todos vão querer se transferir para lá. Basta enxergar o que acontece em outras regiões, as coisas vão acontecer aqui também. Vai ser lindo levar o Rio Grande do Sul para todo o Brasil”, finaliza Fernandes.

- Municípios que fazem parte da Rota das Oliveiras:  Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Sepé, Sentinela do Sul, Vila Nova do Sul, São João do Polesine, Restinga Seca e Hulha Negra.

 

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.