27.Janeiro.2021

Olivicultura cria raízes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Olivicultura cria raízes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), juntamente com a Assembleia Legislativa, realizaram nesta quarta-feira (27), o plantio de uma oliveira junto ao pátio da Sede do Parlamento gaúcho.
O ato teve como intuito demonstrar e valorizar o cultivo das oliveiras no estado, que vem crescendo ano após ano, tornando o RS o maior produtor de azeitonas do Brasil.
A Oliveira escolhida para ser plantada foi da variedade Arbequina, perfeitamente adaptada ao solo gaúcho, árvore essa que já conta com 10 anos de idade, e é fruto do primeiro lote de variedades, que contou com incentivo fiscal do Governo do Estado no ano de 2010. A Oliveira foi gentilmente cedida pela empresa Tecnoplanta, associada do Ibraoliva.
“O plantio dessa árvore junto a Assembleia Legislativa vai enraizar ainda mais a importância que a olivicultura e o olivoturismo vem assumindo no Estado, e daqui há muitos anos ela ainda estará lá para contar a nossa história, nossas façanhas", destaca o Presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto.
Participaram do ato o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ernani Polo, o presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto, e o vice-presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, além de Coordenador da Câmara Setorial da Seapi, Paulo Lippi, o Coordenador Institucional da Seapi, Gabriel Fogaça, o vice-presidente da AL, Deputado Estadual, Zé Nunes, o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e os empresários do setor, Luis Eduardo Batalha,  Eudes Marchetti e Luis Alberto.

A Olivicultura no RS
A partir de 2010 tivemos os primeiros resultados de colheitas em alguns pomares o que foi trazendo mais incentivos a novos plantios.
Com a expansão da cultura, especialmente na Metade Sul, em 2015 o Governo do Estado lançou o Programa Pró-Oliva. Entre os objetivos do programa estão apoiar os produtores no desenvolvimento, na consolidação e na organização da olivicultura no RS.
Em 2017 foi criado o Instituto Brasileiro da Olivicultura (IBRAOLIVA), com o intuito de unir os olivicultores brasileiros e demais atores da cadeia oleícola, com o firme propósito de promover o desenvolvimento, o fortalecimento e a competitividade da olivicultura no Brasil.
Em 2019 foi criada a Rota das Oliveiras através de lei de autoria do Deputado Ernani Polo (Lei 15.309 de 29 de agosto de 2019), integrando os principais municípios produtores de azeitonas, a fim de promover e desenvolver o olivoturismo.

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.