19.Maio.2022

Abertura oficial do Oliva no Cais é realizada com a presença de três secretarias estaduais

Abertura oficial do Oliva no Cais é realizada com a presença de três secretarias estaduais
Evento antecede divulgação de números oficiais da safra 2022 no Rio Grande do Sul
 
No início da tarde desta quinta-feira (19/05), em Porto Alegre, ocorreu a abertura oficial do Olivais no Cais, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com o Cais Embarcadero, local das atividades, no Centro Histórico da capital gaúcha.
 
A solenidade de abertura, que ocorreu na praça central do Cais Embarcadero, contou com a presença do presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS), Alsones Balestrin, do presidente do Banco do Estado do RS (Banrisul), Cláudio Coutinho Mendes, representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS), da Secretaria de Turismo (SETUR/RS) e várias autoridades políticas entre deputados, prefeitos e vereadores, além de produtores e visitantes. 
 
Divulgação dos azeites qualificados com o Selo Premium e dos números da safra de olivas no ano de 2022
 
Embora a abertura oficial tenha ocorrido nesta quinta-feira, 19, o evento teve início no dia anterior, com a Análise Sensorial dos azeites gaúchos que participam do processo de qualificação do Selo Ibraoliva Produtos Premium – Origem e Qualidade, iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS). O anúncio dos azeites qualificados será realizado durante o jantar desta quinta, 19. 
 
Além da divulgação dos azeites que receberão o selo, na noite desta quinta-feira o Ibraoliva também fará o anúncio dos números oficiais do volume de litros de azeite na safra 2022 no estado do Rio Grande do Sul, que seguramente será recorde.    
 
A feira de azeites de oliva extravirgem, que tem entrada gratuita, segue até domingo
 
Durante a programação, o público poderá participar de palestras, tendo o consumo do azeite de oliva extravirgem como tema central, desfrutar de jantares especialmente preparados por chefs estrelados, adquirir azeites gaúchos de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente em conceituados concursos pelo mundo afora e, ainda, participar de sessão gratuita de degustação dos produtos em exposição.
 
O Olivas no Cais é uma grande oportunidade para o consumidor adquirir azeites diretamente do produtor. Na praça central do Cais Embarcadero está sendo realizada a feira que reúne 28 produtores gaúchos de azeite de oliva extravirgem. A feira acontecerá de quinta a domingo, das 12h às 22h, e o acesso é gratuito. 
 
O evento surge para coroar o atual momento da olivicultura gaúcha e nacional, que vem em franca expansão, com crescimento exponencial ano a ano. O presidente do Ibroliva, Renato Fernandes, se mostra muito satisfeito com as primeiras atividades realizadas até o momento. 
 
“O Olivas no Cais já é um sucesso. Mesmo antes da abertura oficial, todos demonstraram-se muito encantados com o profissionalismo que foi conduzida a Análise Sensorial e com a qualidade dos azeites de oliva extravirgem dos 28 produtores presentes no evento”, revelou. 
 
O Olivas no Cais, evento de imersão à cultura do azeite de oliva vai até o próximo domingo, dia 22. Clique aqui para ver a programação completa do Olivas no Cais!
 

Crédito da foto: Adri Felden | Argosfoto

Texto: Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)

Contato: +351 938 106 459 (WhatsApp)

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.