05.Maio.2022

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS lança selo de origem e qualidade do azeite de oliva gaúcho

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS lança selo de origem e qualidade do azeite de oliva gaúcho
Iniciativa visa oferecer maior reconhecimento aos produtores e mais segurança ao consumidor
 
Na tarde desta quinta-feira (05/05), aconteceu o lançamento oficial do Selo Ibraoliva Produtos Premium RS – Origem e Qualidade, iniciativa do programa Produtos Premium da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS). 
 
O lançamento do Selo Premium ocorreu no segundo dia do South Summit, um dos maiores eventos mundiais de inovação e tecnologia, que acontece no Cais Mauá, em Porto Alegre. O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) esteve representado na cerimônia pelo presidente Renato Fernandes e pelo vice-presidente Flávio Obino Filho. 
 
Ainda estiveram presentes o Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, a Diretora de Conhecimento para Inovação da SICT/RS, Suzana Arigony Sperry, e a coordenadora do Programa Produtos Premium, Sílvia Schumacher.
 
Para o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o reconhecimento concedido pelo Programa Premium a produtos que atendam os critérios estabelecidos pelo regulamento traz benefícios para o produtor e, o mais importante, segurança para o consumidor. 
 
“O selo do Ibraoliva, além de ser uma garantia de qualidade para o produtor, traz segurança para o consumidor, pois é um selo contra a falsificação de azeites de oliva no Brasil, pois os produtos selecionados serão submetidos a um grupo avaliador extremamente técnico, onde todos os critérios serão rigorosamente inspecionados”, afirma.
 
O Selo Premium
 
O selo tem o objetivo de reconhecer os azeites de oliva extravirgem gaúchos que atendam a critérios de origem e qualidade estipulados pelo Regulamento do Reconhecimento Ibraoliva Produto Premium RS.
 
O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma alternativa de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala.
 
O Regulamento do Reconhecimento Ibraoliva Produtos Premium RS, documento que determina sobre o selo, está disponível no site da SICT.
 
O lançamento do Selo Premium Ibraoliva atende uma demanda antiga do Instituto, que iniciou tratativas com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia ainda na gestão do ex-presidente Paulo Marchioretto, em 2020. Portanto, o evento desta quinta-feira é o culminar de um trabalho coletivo e de continuidade em prol dos interesses da olivicultura do RS e do Brasil.
 
Análise sensorial

Dando seguimento aos trabalhos relacionados ao reconhecimento setorial do azeite de oliva extravirgem gaúcho, o Programa Produtos Premium, em parceira com o Ibraoliva e o Cais Embarcadero, promove o evento Olivas no Cais, de 18 a 22 de maio, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Durante o evento, nos dias 18 e 19, acontecerá o painel de Provas de análise sensorial dos azeites extravirgem gaúchos, que contará com a participação de 10 renomados especialistas em azeites do país e selecionará os rótulos aptos a receber o selo Ibraoliva Produtos Premium RS – Origem e Qualidade.

O anúncio dos agraciados será feito na sexta-feira, dia 20, em jantar beneficente a ser realizado no evento. Informações sobre os convites para o jantar podem ser obtidas através do WhatsApp (51) 993447947, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Sobre o IBRAOLIVA

Site: www.ibraoliva.com.br

Facebook: institutoibraoliva

Insta: ibra.oliva

 

Texto: Luciano Gasparini Morais

Jornalista DRT/RS 14.608

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.