27.Julho.2021

Inovação: Azeite de oliva gaúcho será alavancado pelo Programa Produtos Premium

Inovação: Azeite de oliva gaúcho será alavancado pelo Programa Produtos Premium
Grupo de Trabalho formado por quatro secretarias do Estado, Ibraoliva e outras instituições vai promover a cadeia produtiva e atender demandas do setor
 
O setor produtivo dos azeites de oliva produzidos no Rio Grande do Sul será contemplado pelo Programa Produtos Premium, do governo do Estado. O projeto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs), tem o objetivo de organizar e promover a produção, agregando valor aos produtos agropecuários gaúchos, por meio da inovação e do conhecimento. E, como consequência, estimular a economia e todos os elos que participam dessa cadeia. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo comitê gestor do programa. O azeite de oliva será o segundo produto a ser chancelado. O primeiro foi a carne, que já está em andamento.
 
O presidente da Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, acredita que será um estímulo importante para que a olivicultura, como um todo, alcance um novo patamar e se fortaleça como um setor produtivo com cada vez maior representatividade no agronegócio. A entidade foi ouvida pelos representantes do Programa, tanto a antiga direção (Paulo Marchioretto) quanto atual expuseram a realidade e as demandas mais prementes da cadeia produtiva. 
 
“Entre as prioridades, estão a criação de um selo oficial, a certificação com denominação de origem controlada (DOC) de um terroir próprio do Rio Grande do Sul e a formação de um laboratório sensorial de azeite de oliva. Estamos felizes que o azeite gaúcho, extravirgem e de altíssima qualidade, esteja sendo contemplado. Vamos trabalhar junto com o governo do Estado para qualificar e melhorar tudo o que for possível”, afirma Fernandes.
 
O próximo passo será a composição de nomes para um grupo de trabalho, composto por especialistas das próprias secretarias envolvidas e outras instituições, que definirão os critérios para reconhecimento de um azeite premium e organizarão as ações de trabalho a serem desenvolvidas de acordo com as demandas apresentadas. 
 
“Procuramos pessoas com expertise em cada área que será trabalhada. Depois montaremos o plano de ação, o Ibraoliva contribuirá para nos apresentar seus anseios. O Grupo de Trabalho identificará as ações de acordo com as demandas e proporá soluções sempre em comum acordo com as lideranças do setor. As demandas já identificadas são: Critérios para diferenciação dos azeites de oliva, capacitação de azeitólogos, laboratório de análise sensorial, rastreabilidade e até proteção contra fraudes e oportunistas, todas foram demandas apontadas como importantes”, explica Silvia Regina Schumacher, nutricionista e assessora técnica do Comitê Gestor.
 
“Queremos que o empreendedor reconheça que a inovação é fundamental para qualquer processo e em qualquer produto. Ao agregar valor, ele certamente vai se destacar no mercado. Criamos o ‘caminho das pedras’ para quem quer inovar, com o lançamento do Guia para Produção de Produtos Premium . O objetivo do programa também é divulgar esses produtos para mostrar o que o Rio Grande do Sul tem de inovador”, completa.

Contatos para Imprensa
Texto: AgroUrbano Comunicação
Jornalista Emerson Alves
Fone/Whats: (51) 991650244
www.agrourbano.com.br

Gestão de conteúdo e Mídias Sociais: 
Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)
Fone/Whats: +351 938106459

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.