25.Maio.2022

Festa do azeite de Oliva, em Caçapava do Sul, vai celebrar safra recorde no RS

Festa do azeite de Oliva, em Caçapava do Sul, vai celebrar safra recorde no RS

O evento, que conta com apoio do Ibraoliva, inicia na próxima sexta-feira, dia 27, tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região

A safra de azeite de oliva 2021/2022 registrou números altamente animadores no Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira (20/05), durante o evento Olivas no Cais, a Secretaria da Agricultura anunciou a produção recorde de 448,5 mil litros de azeite de oliva extravirgem no estado, a partir da colheita realizada entre o final de 2021 e o primeiro trimestre de 2022.

Estes números, que demonstram claramente o crescimento do setor em solo gaúcho, serão celebrados na 1ª Festa do Azeite de Oliva, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio, em Caçapava do Sul, berço da olivicultura gaúcha, pois foi lá que nasceram os primeiros olivais. O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) apoia o evento.

A festa promete três dias de intensas atividades. Haverá muitos shows musicais para todos os gostos, degustação de azeite de oliva extravirgem e grande variedade de produtos em exposição, já que também foi recorde o número de inscrições de produtores da agricultura familiar e de artesanato da região.

Caçapava do Sul será sede do governo do estado em 27 de maio

No último dia 16 de maio, uma comitiva com integrantes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e de parceiros promotores de eventos que visam à divulgação da olivicultura regional e nacional, estiveram no Palácio Piratini para encontro com o governador do Rio Grande do Sul (foto). Durante a visita, o governador Ranolfo Vieira Júnior recebeu amostras de vários rótulos de azeites extravirgem produzidos em solo gaúcho e convites para as festas do setor olivícola.

A fim de dar ainda maior prestígio à cultura das oliveiras, durante a Festa do Azeite de Oliva, o governador Ranolfo Vieira Junior irá transferir, simbolicamente, o governo estadual para Caçapava do Sul. O governador irá acompanhado pelos secretários de Agricultura, Domingos Velho Lopes, de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, de Turismo, Raphael Ayub, e da Cultura, Beatriz Araújo. O evento tem a presença confirmada do vice-presidente da República, General Mourão.

SERVIÇO:

O que: 1ª Festa do Azeite de Oliva

Quando: 27 a 29 de maio de 2022

Onde: Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul/RS

Quanto: Entrada franca

Confira a programação nas redes sociais do evento:

Instagram: https://www.instagram.com/festadoazeitedeoliva/

Facebook: https://www.facebook.com/Festa-do-Azeite-de-Oliva-108633148503680

___________________________________________________

Crédito da foto: William Brasil / Prefeitura de Caçapava do Sul

Texto: Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)

Contato: +351 938 106 459 (WhatsApp)

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.