30.Novembro.2019

Sudoliva premia melhores azeites da América do Sul

Sudoliva premia melhores azeites da América do Sul

Pela primeira vez, evento foi realizado no Brasil

 

O município de Bagé sediou, de 26 a 29 de novembro, a 3ª edição do Concurso Sul-Americano de Azeites de Oliva Extravirgem – Sudoliva. Os brasileiros, mais uma vez, foram destaque.
Na Categoria Frutado Intenso, o primeiro lugar ficou a Olivas do Sul - Blend Riserva Doro, de Cachoeira do Sul (RS). A Olivas levou também o terceiro lugar da categoria com a variedade Arbosana.

Na Categoria Frutado Médio, a Olivais da Fonte Arbequina, de Formigueiro (RS) conquistou a terceira colocação. E, na Categoria Frutado Leve, a La Pataca, da Serra gaúcha, ficou com o segundo lugar.
O Sudoliva, que premia os melhores azeites produzidos na América do Sul, foi realizado no Brasil pela primeira vez, contando com a participação de azeites do Uruguai, Argentina, Chile e Peru, além dos azeites brasileiros.

Este ano, o lema do evento foi “Sudoliva 2019: oliveiras de Bagé”, em homenagem às oliveiras do município, plantadas por imigrantes europeus entre os séculos XIX e XX. Bagé também integra a Rota das Oliveiras do Rio Grande do Sul, que é o maior estado produtor da fruta no país.
O objetivo do evento é fomentar a divulgação e continuidade da produção da olivicultura na América do Sul e claro, levar informações à população para incentivar o consumo dos azeites produzidos nessas regiões, que já foram premiados internacionalmente.

Os resultados foram efetivados por especialistas provadores de azeite de oliva de toda a América do Sul, chefes de painéis sensoriais homologados pelo Conselho Oleícola Internacional, membros provadores e pesquisadores em aspectos sensoriais.

 

Confira os vencedores de cada categoria:

Frutado Intenso

1 Olivas do Sul, Blend Riserva Doro

2 Fundo Verde – Peru

3 Olivas do Sul Arbosana

Frutado Médio

1 Tupercí Trivarietal Intenso – Uruguai

2 Del Buho Coratina - Uruguai

3 Olivais da Fonte Arbequina – Brasil

Frutado Leve

1 Serrano Arbequina – Uruguai

2 La Pataca - Brasil

3 Olivares de Santa Laura – Uruguai

 

Foto: Revista Azeite & Olivas


 

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.