06.Março.2020

Caçapava do Sul deu a largada na colheita de olivas no Rio Grande do Sul

Caçapava do Sul deu a largada na colheita de olivas no Rio Grande do Sul

Ibraoliva garante que qualidade do azeite de oliva não será comprometida por safra menor

 

A 9ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul ocorreu nos pomares da Don José Olivas de Campanha, em Caçapava do Sul, no último dia 6 de março. O evento movimentou o município da Campanha Gaúcha, com a presença do Governador Eduardo Leite, Secretário da Casa Civil Otomar Vivian, Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Ernani Polo, Prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy, Prefeito de Lavras do Sul Sávio Johnston Prestes e diversas outras autoridades da região.

O público também marcou presença na propriedade do casal Jorge Abdala e Rosane Coradini Abdala, onde estiveram presentes cerca de 500 pessoas entre autoridades, produtores, indústria, forncedores e apreciadores de modo geral. Além da cerimônia oficial, a programação festiva incluiu visitação aos pomares com acompanhamento da colheita mecanizada.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), a safra 2019/2020 deverá alcançar cerca de 800 mil quilos de azeitona, quase metade dos 1,5 milhão de quilos colhidos no ciclo anterior. A retração de 47% é atribuída a fatores climáticos que afetaram significativamente a produção do fruto na maioria dos pomares. O inverno com pouco frio, com algumas semanas de temperaturas muito elevadas, resultou em floração desuniforme.

Para o presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto, a safra menor não compromete as principais características do azeite produzido. “É preciso destacar que a qualidade do azeite gaúcho não será afetada por essa quebra na safra. Além disso, os fabricantes também não cogitam aumento de preço do produto”, garante o dirigente.

A fabricação de azeite extravirgem gaúcho deverá chegar a aproximadamente 80 mil litros, contra 190 mil na safra passada. Marchioretto salienta que as perspectivas para a olivicultura seguem favoráveis. “Produtores vêm expandindo o cultivo nos últimos anos e, por isso, muitas das árvores ainda não atingiram seu potencial produtivo. Sendo assim, a tendência é de que o Estado supere o volume recorde de 1,5 milhão de quilos em 2020/2021, se o clima ajudar”, projeta.

Além de Caçapava do Sul, que integra a Rota das Oliveiras, os principais municípios produtores de oliva no RS são Canguçu, Pinheiro Machado, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul. Já as variedades mais cultivadas atualmente no estado são arbequina, koroneiki, picual, frantoio, arbosana e coratina.

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2020 no Rio Grande do Sul teve patrocínio oficial do Banrisul e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul.

 

Informações para a imprensa

Texto: AgroUrbano Comunicação

Fone/Whats: (51) 99165 0244

www.agrourbano.com.br

www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao

Instagram: agrourbano_comunicacao

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.