03.Agosto.2022

Ibraoliva e Olivas de Gramado recebem comitiva da Abema na Serra Gaúcha

Ibraoliva e Olivas de Gramado recebem comitiva da Abema na Serra Gaúcha
Evento vai reunir lideranças políticas de várias estados da federação
 
Na sexta-feira (05/08), o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e o Olivas de Gramado irão receber uma delegação com cerca de 50 representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O encontro vai acontecer no Parque Olivas de Gramado, na Serra Gaúcha, um dos principais polos de difusão e exploração em torno da cultura do azeite de oliva no Rio Grande do Sul.
 
O evento marca mais um importante momento para a olivicultura gaúcha, já que a Abema reúne representantes das 26 secretarias de estado da federação, mais 22 autarquias e fundações, órgãos responsáveis pela implementação da política ambiental no nosso país.
 
Na manhã desta terça-feira (02/08), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em Porto Alegre, o Ibraoliva realizou entrega das pulseiras de acesso ao Parque. Estiveram presentes no encontro o presidente do Instituto, Renato Fernandes, e os secretários de estado Marjorie Kauffmann, do Meio Ambiente, e Domingos Velho Lopes, da Agricultura.
 
O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, saúda a presença dos integrantes da Abema para prestigiar o atual momento da olivicultura e do olivoturismo.
 
“A visita de um grupo tão relevante para o desenvolvimento de políticas públicas para o meio ambiente muito nos orgulha, pois demonstra claramente o quão relevante é o espaço que a olivicultura gaúcha e nacional começa a ocupar no contexto produtivo e ambiental do nosso país”, afirmou.
 
O presidente ainda aproveitou para agradecer o convite da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema), o permanente apoio da Secretaria da Agricultura e à receptividade do Olivas de Gramado, que prontamente ofereceu o parque para promover o evento.
 
“Agradeço a secretária do Meio Ambiente Marjorie Kauffmann, que nos deu a honra de compor a programação e, na figura do André Bertolucci, quero também agradecer o Olivas de Gramado, que foi extremamente sensível à importância de receber esta comitiva que visa fomentar as questões ambientais que envolvem o nosso setor e, gentilmente, se prontificou a ser o anfitrião deste encontro”, disse.
 
“Também quero deixar nosso reconhecimento aos esforços da Secretaria da Agricultura, que tem sido grande parceira em todas as iniciativas do setor oleícola”, finalizou.
 
A cada dois meses a Abema realiza visitas técnicas com o intuito de conhecer a realidade de cada estado, proporcionando troca de conhecimento e experiências. A visita ao Parque Olivas de Gramado faz parte de uma agenda que ocorre entre os dias 2 e 7 de agosto e percorrerá também os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Cambará do Sul, Torres e Osório, com reunião ordinária no Palácio Piratini no dia 3.
 
O evento ainda contará com o apoio do Azeite Casa Marchio, dos Azeites Nina e do Azeite Vila do Segredo que, juntamente com o próprio Olivas de Gramado, irão oferecer produtos oleícolas do Rio Grande do Sul aos convidados.
 
___________________________________________________

Crédito da foto: Parque Olivas de Gramado

Texto: Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)

Contato: +351 938 106 459 (WhatsApp)

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.