25.Junho.2022

Ibraoliva entrega selo de reconhecimento a 29 marcas de azeites de oliva do Rio Grande do Sul

Ibraoliva entrega selo de reconhecimento a 29 marcas de azeites de oliva do Rio Grande do Sul

Distinção foi concedida com base em critérios de alta qualidade dos produtos

Na tarde de quinta-feira (23/06), o setor oleícola do Rio Grande do Sul viveu mais um capítulo histórico da sua jovem, mas sólida e promissora trajetória. Em cerimônia oficial realizada no CAFF Working, no Centro Administrativo do estado do RS, em Porto Alegre, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) realizou a entrega do Selo Premium - Origem e Qualidade a um seleto grupo de 29 marcas gaúchas.

A partir de agora, estas marcas podem estampar o selo em alguns dos seus rótulos, que devem atingir cerca de 300 mil garrafas vendidas dentro e fora do Rio Grande do Sul, ampliando ainda mais o mercado de azeites de oliva no país.

Foram contempladas com o selo as marcas Alto dos Olivos, Amoliva, Batalha, Bem-Te-Vi, Biome Pampa, Capela de Santana, Capolivo, Casa Albornoz, Casa Alfaro, Casa Gabriel Rodrigues, Casa Marchio, Costa Doce, Don José, Estância das Oliveiras, Estância do Forte, Estanzuela, Gaita, Milonga, Nina, Olivae, Olivas da Lua, Olivas do Sul, Recanto Maestro, Sabiá, Sol das Olivas, Pecora Nera, Território 63, Torrinhas e Verde Louro.

Para o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes (na foto, ao centro), este é um passo muito importante na consolidação do azeite produzido no Brasil, e somente foi possível pelo espírito empreendedor das pessoas que integram a cadeia da olivicultura. 

"O Ibraoliva, juntamente com seus associados, sempre acreditou no "impossível". Todos mantivemos nossa mente sempre aberta e com um perfil altamente voltado ao empreendedorismo. Com isso, nossos produtores estão atingindo um elevado grau de excelência, com a conquista de inúmeros prêmios no hemisfério norte, chancelando aquilo que já sabemos: nosso azeite gaúcho e brasileiro atingiu extraordinária qualidade", afirmou!

"Desejamos que esta seja uma grande inspiração para outros estados da federação. O Ibraoliva está inteiramente disponível para auxiliá-los neste avanço Brasil a fora", concluiu! 

Estiveram presentes no evento, prestigiando a iniciativa:
 
Cláudio Gastal – Secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS
Marjorie Kauffmann – Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS
Beatriz Araújo – Secretária da Cultura do RS
Rodrigo Rizzo – Secretário Adjunto da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS
Paulo Lipp João – Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura do RS
Roger Pozzi  e Leonardo Marmitt – Representando Joel Maraschin, Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
Douglas Martello – Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, representando o prefeito Sebastião Melo
Helena Pan Rugeri – Superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no RS
Fabiano Barreto e Marcos Vinicios de Souza - Rede de Laboratorios Federais de Defesa Agropecuária, órgão vinculado ao MAPA. 

Selo Ibraoliva Produtos Premium RS – Origem e Qualidade

O selo tem o objetivo de reconhecer os azeites de oliva extravirgem gaúchos que atendam a critérios de origem e qualidade estipulados pelo Regulamento do Reconhecimento Ibraoliva Produtos Premium RS. A iniciativa foi fomentada pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura e é coordenada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul (SICT).

Os produtores que se candidataram a receber o selo enviaram documentos e amostras da sua produção a um comitê altamente qualificado. Cada amostra passou por uma análise laboratorial, que requisitou acidez livre menor ou igual a 0,3% entre outros parâmetros de seleção.

Além disso, os produtos enfrentaram uma minuciosa prova sensorial realizada por azeitólogos de diferentes partes do país, em uma mesa coordenada pelos renomados Marcelo Scofano (RJ) e Sandro Marques (SP), que adotou padrões de qualidade estabelecidos pelo Conselho Oleícola Internacional, entidade situada na Espanha.

Das 81 amostras recebidas das 29 marcas, mais de 90% alcançaram os critérios de alta qualidade do regulamento. Portanto, 100% das marcas tiveram produtos com parâmetros dentro dos padrões exigidos para o produto extravirgem.

Rio Grande do Sul estabelece número recorde em 2022

Durante o evento Olivas no Cais, realizado em Porto Alegre no mês de maio, o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura do RS, Rodrigo Ramos Rizzo, revelou que a safra de 2022 apontou para uma produção recorde de 448,5 mil litros de azeite de oliva extravirgem produzidos em solo gaúcho, um crescimento de 122% em relação ao mesmo período do ano anterior, no qual foram produzidos 202 mil litros.

___________________________________________________

Crédito da foto: Ibraoliva

Texto: Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)

Contato: +351 938 106 459 (WhatsApp)

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.